Por que não sou católico romano? 5º Porque Pedro nunca foi Papa.

Publicado em: 3 de maio de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães

A Igreja Católica Apostólica Romana ensina que Pedro foi o primeiro Papa. Em seu catecismo está escrito: “O Senhor fez de São Pedro o fundamento visível de sua Igreja. Entregou-lhe suas chaves. O Bispo da igreja de Roma, sucessor de São Pedro, é “a cabeça do colégio dos Bispos, Vigário de Cristo e, aqui na terra, pastor da igreja “. (parág. 936)

A defesa de Pedro como Papa está baseada na interpretação errônea de Mateus 16.18, quando Cristo disse: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Por que equivocada?

1º Porque Pedro foi de “pedra da igreja” a “pedra de tropeço” em 5 versículos. Na sequência do texto vemos que Jesus começou a falar sobre seus sofrimentos e morte (v. 21) e que Pedro, “chamando-o à parte, começou a reprová-lo” (v. 22). Jesus, então, “voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.” (v. 23).

2º Porque, na sequência, Pedro disse coisas sem sentido, no evento da transfiguração: “Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia.” (Lc 9.33)

3º Porque Pedro negou a Cristo três vezes: “Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.” (Mt 26.74,75)

4º Porque Paulo precisou repreender a Pedro publicamente, porque ele temeu os judaizantes: “Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão. E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles. Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? (Gl 2.11-14)

5º Porque a expressão “sobre esta pedra” deve ser analisada à luz de Efésios 2.20: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”. O fundamento da Igreja é formado pelos apóstolos e profetas, e Cristo é a pedra angular, não Pedro.

6º Porque o próprio Pedro não se identifica como “a pedra”, mas chama a Cristo de pedra: “Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular” (1Pe 2.6,7)

7º Porque o título de Papa não tem base bíblica. É uma invenção humana: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (Ef 4.11)

8º Porque a História nos mostra que o Papado surgiu muito tempo depois de Pedro. O título foi usado, durante vários séculos, para designar todos os bispos do Ocidente. Apenas a partir do século 11 o título se tornou exclusivo para o bispo de Roma.

Enfim, o apóstolo Pedro foi um servo de Deus, restaurado por Cristo para pastorear a Igreja (Jo 21.17), juntamente com os outros apóstolos. Mas a pedra angular, o cabeça infalível da Igreja, é Cristo Jesus, nosso Senhor. Sigamos a ele.

Compartilhe nas redes!

Newsletter

Inscreva-se para receber novos artigos do Blog.



Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flamínio Maranhão
Flamínio Maranhão
1 ano atrás

Sem contar que Pedro sequer era convertido na ocasião em que Jesus falou sobre a pedra angular. Disse Jesus às vésperas de sua crucificação:

Lucas 22:32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.

Artigos Relacionados:


Uma Palavra aos Católicos

Publicado em: 11 de novembro de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
Por que não sou católico romano? 6º Porque eu confesso pecados a Deus, não a um padre.

Publicado em: 12 de maio de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
Por que não sou católico romano? 4º Porque Cristo é o Cabeça da Igreja, não o Papa.

Publicado em: 28 de abril de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
Por que não sou católico romano? 3º A adulteração dos 10 Mandamentos.

Publicado em: Por: Rev. Ageu Magalhães
Por que não sou católico romano? 2º Porque posso examinar a minha Bíblia.

Publicado em: Por: Rev. Ageu Magalhães
Por que não sou católico romano? 1º Porque creio na Bíblia.

Publicado em: 19 de abril de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães