Por que não sou católico romano? 4º Porque Cristo é o Cabeça da Igreja, não o Papa.

Publicado em: 28 de abril de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães

A Igreja Católica Apostólica Romana ensina que o “Papa, Bispo de Roma e sucessor de São Pedro, ‘é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos Bispos, quer da multidão dos fiéis’ ‘Com efeito, o Pontífice Romano, em virtude de seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. E ele pode exercer sempre livremente este seu poder.” (Catecismo, parág. 882). Em outro lugar (parág. 837) é ensinado que o Papa é o “Sumo Pontífice”.

1º Erro: “O fundamento da unidade da Igreja” é o Papa. A Bíblia mostra que Cristo é o fundamento da unidade da Igreja. Paulo escreveu que “ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1Co 3.11) e que, neste fundamento, Cristo é a pedra principal, angular: “… edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Ef 2.20) O próprio apóstolo Pedro não se autodenomina “pedra”, mas diz que Cristo é a “pedra”: “Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular” (1Pe 2.7). Só Jesus Cristo, Deus eterno, pode gerar unidade à Igreja.

2º Erro: O Papa é o “Vigário de Cristo”. Vigário, do latim vicarius, significa substituto. No Romanismo, o Papa é o substituto de Jesus Cristo. Não precisamos ir muito longe para perceber o absurdo desta afirmação. Quando se aproximava do momento da morte, Jesus Cristo consolou os discípulos dizendo: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” (Jo 14.16,17). O Espírito Santo ficou no lugar de Jesus, até que ele retorne fisicamente: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” (Jo 14.18)

3º Erro: O Papa é o “Sumo Pontífice”. A palavra “pontífice” vem do latim Pontifex, o que “faz a ponte”. No Romanismo, o Papa é aquele que faz a ponte entre os homens e Deus. Temos aqui mais uma usurpação das funções de Cristo. A Bíblia claramente ensina que Jesus é o nosso Pontífice. Jesus é o que faz a ponte entre nós e Deus. Ele é o único mediador. Veja os textos:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14.6)

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2.5)

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.” (Hb 4.14)

”Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” (Hb 8.6)

“Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.” (Hb 9.15)

“… e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.” (Hb 12.24)

Assim, o único Cabeça da Igreja, fundamento da sua unidade, sumo pontífice, mediador entre Deus e homem, é Jesus Cristo. Qualquer homem que tentar assumir estas funções é usurpador, falso profeta. Que Deus nos firme em Cristo!

Compartilhe nas redes!

Newsletter

Inscreva-se para receber novos artigos do Blog.



Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos Relacionados:


Por que não sou católico romano? 6º Porque eu confesso pecados a Deus, não a um padre.

Publicado em: 12 de maio de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
Por que não sou católico romano? 5º Porque Pedro nunca foi Papa.

Publicado em: 3 de maio de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
Por que não sou católico romano? 3º A adulteração dos 10 Mandamentos.

Publicado em: 28 de abril de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
Por que não sou católico romano? 2º Porque posso examinar a minha Bíblia.

Publicado em: Por: Rev. Ageu Magalhães
Por que não sou católico romano? 1º Porque creio na Bíblia.

Publicado em: 19 de abril de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
Presbiterianos podem ser “padrinhos” de casamento?

Publicado em: 27 de julho de 2021 Por: Rev. Ageu Magalhães