Lugar de Discípulo é na Igreja

Publicado em: 11 de novembro de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães

Nos últimos tempos Satanás conseguiu espalhar a mentira de que é possível ser cristão sem congregar com os irmãos. O verso que ele soprou no ouvido de muitos foi: “Deus não habita em santuários feitos por mãos humanas” (At 17.24).

De fato, Deus é um espírito imenso que não cabe em uma construção feita por homens. O sentido do versículo é este: Deus é onipresente, infinito, e não pode ser contido por construções humanas. Porém, note que foi este mesmo Deus que ordenou a construção do Tabernáculo e do Templo como locais em que manifestaria a sua presença de forma intensa entre o seu povo.

E Deus se agradava dos cultos realizados nestes locais santos. Os sacrifícios subiam a ele como “aroma agradável ao Senhor” (Lv 1). O povo de Deus também tinha prazer em adorar ao Senhor. O salmista expressou: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!” (Sl 84.1-4).

No Novo Testamento, o povo de Deus passou a adorá-lo não mais no Templo, mas em locais que pudessem acomodar os fiéis, como em cenáculos ou em casas (At 20.8, Rm 16.5). A Igreja passou a ser os próprios fiéis. Na linguagem de Pedro, “pedras que vivem”, os tijolos da verdadeira igreja, que é espiritual.

Assim, quando os discípulos de Cristo hoje se reúnem, ali está a Igreja. Mas é preciso se reunir. É preciso congregar. Na Igreja Primitiva os crentes congregavam todos os dias (At 2) e, no mínimo, uma vez por semana (At 20.7). Em Hebreus temos o alerta “Não deixemos de congregar…” (Hb 10.25). Então, não há justificativa para alguém que se diz convertido não congregar. Igreja é ajuntamento de fiéis, para louvar a Deus juntos, ter comunhão uns com os outros, exercitar dons, e ouvir a Palavra de Deus. Você pode fazer isso sozinho em casa? Não. “Congregar” é com mais pessoas. Igreja é corpo de Cristo, com vários membros (1Co 12).

Começa a surgir hoje a figura do “crente não praticante” ou “desigrejado”. Isso não existe. Ou você é crente, congregando com os irmãos, ou você está desviado. Se essa é a tua situação, volte rápido para os caminhos do Senhor, antes que ele pese a mão sobre a tua vida. Se é que já não está pesando. Retorne à tua igreja ou, se não for possível, procure uma igreja séria, que exponha a Palavra de Deus com fidelidade e cultue a Deus com reverência. Se quiser ajuda para procurar, me informe o nome da tua cidade que eu te ajudo. O importante é você voltar a congregar, voltar à companhia do povo de Deus, para receber as bênçãos que vem do Senhor.

Compartilhe nas redes!

Newsletter

Inscreva-se para receber novos artigos do Blog.



Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Links Patrocinados:

Artigos Relacionados:


Formação de Pastores Online?

Publicado em: Por: Rev. Ageu Magalhães
O pequeno e rebelde Alan

Publicado em: Por: Rev. Ageu Magalhães
Homens de Honra

Publicado em: 1 de março de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
Pastoras… Por que não?

Publicado em: 26 de outubro de 2021 Por: Rev. Ageu Magalhães
Revoice – Desejo é pecado ou apenas o ato?

Publicado em: 6 de agosto de 2021 Por: Rev. Ageu Magalhães
Campos de Concentração no Brasil

Publicado em: 17 de março de 2021 Por: Rev. Ageu Magalhães