Quanto tempo leva para alguém tornar-se um Pastor

Publicado em: 1 de março de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães

Quanto tempo leva para Deus formar um Pastor? No caso dos apóstolos, foram 3 anos, intensivos, com o melhor dos mestres. No nosso caso, a formação será inferior à dos apóstolos, pois não estaremos face a face com Jesus.

Na Igreja Presbiteriana do Brasil, por exemplo, quando o homem se sente vocacionado, ele avisa o Conselho de sua igreja e entra em um processo de observação que dura 3 anos. Nesse tempo, os presbíteros e o pastor avaliam o seu comportamento, a sua piedade, a sua família e o seu trabalho na Igreja, na visitação, no ensino, na evangelização.

Findos os 3 anos, ele é examinado pelo Presbitério, que é o conjunto de pastores e igrejas de uma região. No Presbitério os pastores e presbíteros avaliam os motivos pelos quais ele se julga chamado ao pastorado. Se forem justos os motivos, o Presbitério o encaminha ao Seminário.

Passando pelas difíceis provas do Seminário, que avaliam o seu conhecimento bíblico, ele faz o curso durante 4 anos (manhã) ou 5 anos (noite). No Seminário recebe uma carga intensiva de assuntos relacionados ao estudo da Bíblia (Grego, Hebraico, Exegese, Teologia, Hermenêutica, etc), assuntos ligados à cultura (Filosofia, Sociologia, História, etc) e matérias ligadas à prática pastoral (Evangelização, Aconselhamento, Prática de Pregação, etc). Durante todo o curso ele é acompanhado por um tutor designado pelo Presbitério e pelo Capelão do Seminário.

Terminado o curso, ele volta ao Presbitério que o examina agora quanto ao que aprendeu. Alguns exames são feitos: Um sermão de prova, uma monografia, um trabalho de exegese, e um exame oral. Sendo aprovado, o Presbitério o licencia para trabalhar em uma igreja ou congregação da região, a fim de que ele seja testado na prática, se pode mesmo ser um Pastor.

Findo o período de licenciatura, que pode ser de 1 a 2 anos, ele retorna ao Presbitério para ser examinado quanto ao trabalho que realizou no campo, mais um exame oral sobre doutrinas e práticas mais correntes no momento; história eclesiástica, movimento missionário, sacramentos e problemas da igreja, e outro sermão em público perante o Presbitério. Aprovado na licenciatura, ele será ordenado Pastor.

O processo todo leva de 8 a 10 anos. Pode parecer muito, mas um bom médico leva este tempo também para ser bem formado. E, no caso do pastorado, estamos falando de um médico de almas, cujo trabalho será instrumentalizado por Deus para definir destinos eternos. É fundamental um bom preparo. O trabalho do Senhor deve ser feito com excelência.

Compartilhe nas redes!

Newsletter

Inscreva-se para receber novos artigos do Blog.



Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MARIO SERGIO GOUVEA
MARIO SERGIO GOUVEA
4 meses atrás

E alguns trocam tudo isso por alguns meses na politica a troco do que?

Artigos Relacionados:


Pode um menor de idade ser disciplinado eclesiasticamente?

Publicado em: 24 de março de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
Como proceder a divisão de um Presbitério

Publicado em: 2 de março de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
A Parábola dos Tigres Mal Alimentados

Publicado em: 1 de março de 2022 Por: Rev. Ageu Magalhães
O básico do conhecimento para um pastor recém-ordenado

Publicado em: Por: Rev. Ageu Magalhães
Podemos processar irmãos na justiça comum?

Publicado em: Por: Rev. Ageu Magalhães
A União Estável é aceita na IPB?

Publicado em: 20 de dezembro de 2021 Por: Rev. Ageu Magalhães